terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fronteiras




"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos"

Simón Bolívar








"Vamos Ser Livres, o resto não importa"
San Martín

"Você vai ser o que deve ser, ou entao, não será nada"
San Martín




"Eu também já fui brasileiro moreno como vocês.Ponteei viola, guiei forde e aprendi na mesa dos bares que o nacionalismo é uma virtude. Mas há

uma hora em que os bares se fecham
e todas as virtudes se negam. "
(Carlos Drummond de Andrade)



 Obrigado, Capitalistas e Políticos, por terem me aberto as fronteiras... pobres dos que acreditam que essas linhas ainda nos dividem, pois países já não existem mais... todos se juntaram em blocos, ora, quem diria, ECONÔMICOS... por que será que não estou surpreso ???

Sim, as fronteiras caíram... Aqui na América do Sul, uma antiga pretensão capitalista, o livre comércio, já tinha tentativas de implementação a alguns anos, de uma forma ou de outra... as mercadorias transitavam mais ou menos aliviadas de taxas e sobretaxas nos países assinantes do Mercosul,  Pacto Andino e Afins... Mas, eis que já a uns três anos, os queridos neo-liberais, aquele povo que tem grana e realmente manda no mundo ( Não, não são os americanos, nem os Maçoms, nem os Judeus... pare com essa paranóia de teoria da conspiração ! =( São os RICOS... Simplesmente eles... e eles são de toda a parte do mundo, credos, crenças  e cores... o dinheiro não discrimina ninguém... Não é lindo ? A não ser, é claro, os POBRES... Esses, que se phodam ! =) ), resolveram que seria melhor também, permitir o livre trânsito de PESSOAS... É nessa que eu entro:

Isento de burocracias, tédio, documentos, Impostos taxas e sobretaxas, nós, pessoas desesperadas, sem família, sem destino, sem impedimentos,  empreendedoras ou simplesmente aventureiras, podemos ir e vir nos limites dos Tratados Internacionais estabelecidos... no meu caso, o da UNASUL no qual o Brasil e mais o resto da cambada que divide o continente Sul-Americano são signatários... Isn't That Cool ? Ainda mais que aqui tem QUASE tudo que eu preciso, de Neve à praias, de Selva à montanhas... =)








Então, mais ou menos como na américa anglo-saxônica e na União Européia, um cidadão Brasileiro, Chileno, Equatoriano ou Argentino, está livre pra ir e vir dentro de cada país Sul-Americano, que está aí, para recebê-los de braços abertos, pelo menos em tese. Em Tese sim. Porque, não será isso que ocorrerá, se vc pretende migrar, irresponsavelmente como um coucaracho infestar o país dos outros junto com outros desempregados, sem instruçao, criminosos ou foragidos da justiça... NÃO... vc é livre pra visitar, passar pelas fronteiras, à passeio, e de preferência, gastar DINHEIRO... muito dinheiro por sinal, porque turismo barato é sucks, e até hj, só conheço eu que faço, kkkkkk...

Então, o trato por enquanto é assim: Livre trânsito de Pessoas, Mercadorias, tem taxas mais ou menos regulamentadas no documento do Mercosul (Que eu ainda não li e nunca entendi mas deve ser uma balela... pois por exemplo, eletrônicos de nosso amigos Castellaños nao entram aqui sem pagar imposto nem a Pau...). Para trabalhar e usufruir do benefícios sociais, você vai precisar de CIDADANIA do país, o que nem sempre é assim tão fácil... tem uma  série de requisitos, como viver certo tempo com residência fixa, casar com algum nacional ou ali ter um filho com ele e coisas do tipo... =)

Mas a que mais marcou, e ancora uma das idéias desse texto é: se você fizer um pequeno "investimento", algo em torno de 100.000 dólares em uma empresa qualquer sediada de qualquer desses países (mesmo o Brasil), de brinde, você leva sabe o que ?

Tchans !!! A CIDADANIA... viu só que fácil ? Se você não tiver tempo pra morar lá, nem paciência pra ser mãe/pai, nem tá afins de se casar pra isso, basta pagar... como tudo na vida...=)  Não falei que o dinheiro é democrático ? E o melhor além de Tudo, derruba fronteiras...

Terminando o acesso geo-político-econômico meio enfadonho (ainda que um tanto instrutivo eu acho) deixo agora bem claro porque nao tive a mínima coragem de comprar o eletrônico mais importante dessa viagem, a Digicam ( Uma Casio Exilim Ex-Z16 prata foi a escolhida... linda ! =) Gloogleie para conhecer ! ;)  ), no Além-fronteira: com certeza, as aves de rapina da aduana brasileira não iriam deixar entrar de retorno no país, sem uma nota fiscal-brasileira... e pelo sim, pelo não, por lá as coisas não devem ser muito diferentes em termos de preço,taxas e burocracias ... afinal, somos livres pra comprar e transitar, mas não estamos livres dos tributos... =(

O LADO POSITIVO DESSA HISTÓRIA TODA: Descobri algo em comum com os Neo-liberais: Odeio Impostos...! =(


                                    (Como funcionam as coisas no mundo Neo-Liberal)

Bom, é isso... Vamos torcer pra grana não acabar (sou muito gastão, vou querer obviamente comer e beber tudo ! =P)  até eu chegar pelo menos no Aconcágua, agora parte do meu quintal ;) !


Trilha Sonora de Hoje: Gritos de Liberdade - Grupo Rodeio (Todo aquele tiroteio pra marcar fronteiras, e olha só hj... =( )




                                   Ecstasy of Gold - Enio Morricone  (O Som é a cara de um por do Sol em Viña... mas como é dourado como o assunto do texto, vou mandar ela hj... com certeza se repetirá, é linda... )





                                  He's a Pirate - Pirates of the Caribbean Soundtrack (Em homenagem àqueles que nunca respeitaram fronteiras =) )
                        

7 comentários:

  1. título do Blog, trilhas sonoras, pensamentos,
    tudo perfeito, aliás,inteligente como tudo o que voce faz.
    Por do sol, lindo como voce gosta, feio.
    Flores no sopé do Aconcagua....

    ResponderExcluir
  2. Apenas um peregrino
    Ontem o Blog era só um sonho
    Hoje é realidade em sua vida...

    "Amigos são como o vento:
    às vezes perto, outras longe
    mas eternos em nossos corações"

    ResponderExcluir
  3. Ecstasy of Gold - sensibilidade a flor da pele
    Gritos de Liberdade : adoro gaùchos e "cavalos"
    Quando eu entrar na sua vida: ROSAS.....

    sem comentários, o por do sol, meu anjo.

    ResponderExcluir
  4. ONTEM...passado...sexo, mentiras e webcam
    HOJE ...felicidade e alegria! Livre como o vento em MONTEVIDEU

    SOMOS DONOS DO NOSSO DESTINO.
    SOMOS CAPITÃES DA NOSSA ALMA
    Winston Churchill

    ResponderExcluir
  5. Aliás, o vento de Montevideo além de livre é frio e arredio bragaramba, kkkkkkkkk !!! Mas cada cidade tem seu charme... =)

    ResponderExcluir
  6. Sim, cada cidade tem seu charme...

    "TUDO TEM ALGUMA BELEZA,
    MAS NEM TODOS SÃO CAPAZES DE VER" (Confucio)

    ti voglio tanto bene

    ResponderExcluir