sábado, 18 de dezembro de 2010

Rivera, Parte I

Rivera, Amanhecer do Dia  de Dezembro de 2010.


Os raios dourados do Sol, saido por de trás das Árvores me recebeu. O grande obelisco na praca internacional marcava 05:53 am e  as Bandeiras da Praça Internacional Santana do Livramento - Rivera desfraldavam.

Serei o mais novo habitante fronteiriço, assim que encontrar Hotel.


E se o Ejército Nacinal del Uruguay nao me levar preso por algum motivo... pois, foi a sensacao que tive, ao me deparar com uma viatura e dois militares me olhando pra lá de estranho, como se eu tivesse fazendo alguma coisa errada. Mas o caso era que minha paranoia era injustificada, pois a conicidência era que eu estava chegando justamente deles ajeitarem a exposicao dos 200 anos do Exército Uruguayo... Organizado por Artigas, para fazer frente as invasoes (adivinha de quem ?) Luso-Brasileiras... história pra mais tarde.

Tirei algumas fotos e sai dali o quanto antes, pois já nao queria chegar sendo inconveniente, muito menos no Uruguay... aliás, essa foi seria maior preocupaçao a viagem toda. Entao, em posse do preciso folheto de informaçoes, tracei um roteiro mental pels em busca de um local para tomar banho e dormir. Comecei a descer uma Tal de rua dos Andradas (que é a continuaçao da Sarandi do Lado Uruguayo  )  e advinha, todos os meus sonhos se tornam verdade, o futuro já comecou, kkkkkkkkkkkk ! (Desculpe Rede Globo... ah, pensando bem, go fuck you Rede Globo ! KKKKKKk ! =P ) Encontrei a felicidade dos meus 4 dias em Santana do Livramento - Rivera no Hotel Estrela Palace a R$ 45,00 pilas por dia... com direito a sacada para uma das principais avenidas e a 2 quadras da Praca Internacional... tá certo, ia encontrar coisa mais barata, mas somente do lado Uruguayo, e prum viajero de estréia que nao sabia nem onde ficar nem pra onde ir ( acreditem, la sensacion es buena ! =P ) estava de bom tamanho !


Acertei minha estadia no quarto de numero 503, sacada para o centro da cidade, banho privativo e cama para casal, muita sorte pra quem nao tinha literalmente onde cair morto. Entao, mais uma dica para sua bagagem se você pretende fazer algo do tipo: tenha sempre muita fé ! =)

Enquanto esperava minha inscriçao no livro, conversei com um simpatico casal de idade de uma faixa dos 60 anos... foram muitos assuntos, sobre viagens e a situaçao no Rio de Janeiro, envolto nas lutas contra a criminalidade... um problemas que vou deixar pra trás por um tempo, junto com o Brasil.

Bem, agora tinha quarto, cama, banho energia elétrica pras baterias, Mapa da cidade... era só sair e ver o q o destino me reservava... no mínimo, belíssimas fotos, passeios em ruas totalmente novas, comidas nunca provadas, bebidas nunca tomadas... e o primeiro lugar além fronteiras, com direito a língua nova e tudo....


WHISKIES E CAUDILHOS


A Integraçao dos moradores da fronteira é algo antigo. Santana do Livramento e Rivera permitem ao Brasil e Uruguai partilhar o centro de uma conurbaçao rara e aconchegante, dividida por uma avenida que possui dois nomes, centrada por uma Praça onde os dois grandes pavilhoes coloridos se desfraldam. Estou agora sob as coordenadas 30° 53′ 40″ S, 55° 32′ 17″ W e nunca estive tao ao Sul em minha vida... no entanto clima e ensolaçao mudaram pouco.

Respirei fundo o ar limpo da manha, e segui até a praça, destino natural dos viajantes, avistando ao longe o Horizonte do Uruguay misterioso pra mim... entao, toda a mágica se revela... pessoas falando espanhol aqui e ali, veiculos com placas Uruguayas, calcadas e ruas limpas, arrumadas... conversas, piadas, risadas, mas eu nem consigo entender para rir. Longas, muito longas avenidas, e muito retas... uma impressionante grade de ruas planas e perfeitas ou em suave declive. Aos poucos identificava as novas versoes das coisas que encontrava no meu mundo ordinário, lojas,  farmacias, mercados, escolas, chefaturas de polícia... Mas tudo era novo, parecia mais belo, ainda nao sei se era simplesmente por ser diferente. Eu duvido. Gostei demais de tudo. as fachadas das construcoes com enormes aberturas prenunciava o explendor do estilo neo-clássico que eu encontraria mais tarde, em Montevideo. Estava no Uruguay. Lindo Uruguay, franco Uruguay... uma das três pátrias gaúchas por excelência, chamados a si mesmos el pueblo Oriental, ...  apenas pra quem nao sabe, em relacao as margens do Rio da Prata, eles Ocupam as terras Orientais... por isso o nome.

Povo Gaucho que lutou muito por elas, e num lance do destino logrou alcancar independencia diante de um acordo diplomatico envolvendo Brasil, Argentina e Inglaterra... um pais de interminaveis planos Pampeanos amantes de Whisky, vinho, tango, Cavalos e Churrasco... além, é claro, do futebol.

Enfim, a cultura Platina, da qual minha versao em língua portuguesa faz parte... =P a Primeira grande surpresa já no primeiro metro de Fronteira, foi a Estátua de Aparício Saraiva, Irmao de Gumercindo, um dos Chefes Insurrectos da Revolucao Federalista... Qual minha surpresa, tanto Aparício quanto Gumercindo tinham dupla cidadania, visto pertencerem a uma familia de casamento binacional e possuirem terras nos dois lados da fronteira... Aparício estava aqui representado nesse monumento como "General de Duas Patrias"...

"Aparício Saraiva (Cerro Largo 16 de agosto de 1856Masoller, Uruguai 10 de setembro de 1904) foi um político, militar e caudilho do Partido Blanco do Uruguai.
Foi o quarto filho sobre treze havidos pelo matrimônio brasileiro conformado por Francisco Saraiva e Propícia da Rosa (seu sobrenome se castelhanizou como Saravia). Seu pai, Francisco Saraiva, que havia lutado na Guerra dos Farrapos, emigrou para o Uruguai em busca de melhores dias, e lá enriqueceu, tornando-se uma das maiores fortunas daquele país na época.
Com seu irmão brasileiro Gumercindo Saraiva notabilizou-se nos confrontos da Revolução Federalista no sul do Brasil."

Fonte: Artigo Aparício Saraiva, Wikipedia


Essa tal revoluçao, muito difícilmente nao terá envolvido a ascendencia em 3, 4 geraçao de pelo menos 80% dos gaúchos do Rio Grande. E as afinidades nao iam parar por ai, eu estava por descobrir.

Ver:  Revoluçao Federalista

A exposiçao do Exército Nacional Uruguayo em homenagem aos 200 anos da Batalla de las Piedras atraiu muita Gente, inclusive militares Brasileiros, onde fiz mais um de meus Contatos: Tiago do 7 RC Mec e alguns de seus amigos.

Nao obstante nossas historias de entreveros nas fronteiras, campanhas e missoes, nossas relacoes com os amigos Uruguayos sao as melhores possíveis: Diferentemente de outros países, ao invés de construirmos cercas e muros, construimos estradas, pontes, criamos eventos e convidamos uns aos outros a compras e visitas. Um país que nos é tradicionalmente extremamente simpático, haja visto que o Gaucho, elemento principal do Estado do Rio Grande do Sul é também o principal formador e expressao maior da Nacionalidade Uruguaya.

Desci a Avenida Andradas  enfim, do Lado Uruguayo agora chamada de Avenida Sarandy (A rua leva o  nome de Uma de suas batalhas nacionais ). Lojas lindas, exibindo vitrines com produtos tentadores... principalmente para aqueles que nutrem paixoes alcoólicas... e para os entusiastas de bebida americana: Tinha de tudo, Blended, Scoth, Tenesse, Americano, Escocês, Uruguayo... menos, é claro, Brasileiro, kkkkkkkkkkk ! =D Thanks God...

U$ 67,00 dólares a garrafa, e em promoçoes de leve 4, pague 3... eis aì  um lugar que eu me esbaldaria se eu gostasse de Whisky... mas eu só bebo Tequila... ( XD )

Enquanto caminhava, encantado com todo o capricho dos cafes e boulevares das Liquor Stores, lojas de couros e eletronicos, esclarecia a duvida de se ali haveria ou nao um Shopping Center... a Resposta foi óbvia: O próprio Bairro de Fronteira era um grande Shopping Center... e os principais Clientes, até onde eu sei, somos nós, los Brasileños... =D

3 comentários:

  1. Please visit my own website with intresting topics and send comments:
    andhravani.in

    ResponderExcluir
  2. A sabedoria da vida

    não está em fazer aquilo que se gosta,

    mas gostar daquilo que se faz.

    Leonardo da Vinci

    ResponderExcluir
  3. http://www.expressoes.com.br/poemas_poesias/poesias_poemas049.htm

    ResponderExcluir