quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rivera, Parte IV

Ultimo dia Na Fronteira... Hora de dizer Adeus a minha maneira, de um lugar bem alto, e fotografar... Nao tenho saudade nenhuma do que ficou para trás, nem medo algum de seguir em frente. O Passeio foi muito mais do que eu esperei. Aprendi comidas e palavras novas, vi e conheci gente bonita e interessante, tenho amizades para futuras visitas. Comecei uma jornada de descoberta, para além do chavao, uma verdade inevitável, pois além fronteira se encontra muito da história omitida de um gaúcho.




O ADEUS A RIVERA



Tanto no Uruguay como no Rio Grande do Sul, existem familias de dupla nacionalidade que lutaram de ambos os lados da fronteiras nos diversos conflitos externos e internos. Gauchos Caudilhos que participaram ativamente da historia de seus países, originais ou Adotivos. Homens como o da Familia Saraiva e Francisco Bicudo (Saraiva já linkado, Ver Francisco Bicudo)

No Uruguay, Existem  Heróis Nacionais nao registrados em livros Brasileiros, fatos omitidos
 ao se transpor a fronteira. Coisas que  o centro brasileiro preferiu omitir por uma questao de policiamento cultural etníco velado.

Entao, essa andaça está servindo para mais de uma coisa.

 No Brasil, o Gaúcho, uma etnia de lingua portuguesa na cultura platina que está sendo praticamente suplantada ( sem falar no recente vilipendio da infame mídia-popular, após a expulsao de um humorista homossexual carioca de um restaurante de um hotel de Porto Alegre, por insistir em beijar o namorado diante das pessoas ali presentes). Mas aqui, eu veria, sao heróis, expressao da própria patria.

 Quem sabe, ainda haja tempo de fazer alguma coisa.



Mais algumas fotos, faixadas, monumentos, sem pressa, encontro a exposiçao fotográfica Santana-Rivera, oferecida pela UFPEL, e pelo professor de fotografia, Sr. Dornelles, com o quem tive o gosto de iniciar saudável amizade... conversamos sobre imagens, enquadramento, truques para fotografia noturna, que me serviriam para o resto da viagem e pude apreciar parte do seu banco de imagens, começado a se formar no início de sua carreira de fotógrafo, isso a 60 anos atrás.

Foi fascinante escutar suas histórias das primeiras dificuldades com a tecnologia analógica e revelaçao em Nitrato de Prata... ele me assegurou, que para muitas coisas, ainda, as analógicas se mostram superiores as modernas digitais, que fazem de qualquer Zé como eu, um pretendente a expert... eu escutei com atençao.

Obrigado, Sr. Dornelles.


O Reencontro com as Meninas e Meninos de Rivera foi ótimo, eu eu cheguei a conhecer mais pessoas da Família. Seus Facebooks estavam comigo, e eu nao os esqueceria. Nem ao meu irmao de armas, embora nao pudesse dizer adeus para pagar aquela cerveja que fiquei Devendo pois seu Cel estava fora de área.


Foi a melhor despedida Possível. Mas para o Grande Final, estava faltando advinha o quê  ? Tchans ! O Moto-Encontro ! =)

Apos a despedida com os amigos Uruguayos, segui a pé para a Lagoa, usando as poucas dicas que tenho, e procurando fazer o mínimo de perguntas possíveis, para nao expor minha condiçao vulnerável de viajante solitário. A caminhada era longa, mas tudo conferia, a menos de um aviso de entrada para o parque da Lagoa totalmente diverso do correto.... Mais tarde, me contariam que o responsável pela placa, uma enorme placa luminosa, estava bebado no dia de aprovar o local, e me recomendar ingnora-la... entao, quando voce estiver em Santana do Livramento, e for procurar pelo parque da lagoa da Batuva, nao confie nessa placa...

Bem, fiz de tudo, segui sobre gritos de cachorros, locais entre alguma iluminaçao e escuridao completa, até carona de moto com um dos acampados ganhei, e finalmente cheguei...


Estava No Moto Encontro ! Vazio...

Uma grande Indiada, talvez a única da fronteira... mas eu nao perdi, ativei o plano B, o descanso sob a luz das estrelas e o luar relfetido no lago, imaginando meu camping nos Andes... Na volta, a visao de um Zorrilho aumentou a compensaçao...

Agora era voltar pro Hotel (longa caminhada de volta, mas bom treino, pena só dos tenis) dormir, recolher tudo e levantar acampamento... ao Meio-Dia, Estaria embarcando pra Montevideo ! =)

Tive o  Prazer de amanhecer na Rua, mas o clima virou imensamente... começou a chover, e fazia frio... comi algo, conversei com algumas pessoas no trailer de cachorro quente (o, dulce libertad ! =) ) e resolvi dormir um pouco mesmo assim, com o celular pra despertar.

Fiz tudo certo, mas me atrapalhei com meia hora de fuso Uruguaya (acho que foi isso)  e perdi o onibus, ficando com 3 horas de atraso. Pra piorar, Fiquei com os eletronicos descarregados, e isso é péssimo. Nao havia um ponto, uma tomada para recarga na Rodoviária Uruguaya. A nao ser no Banheiro. Entao, fiquei Preso no Banheiro sem Baterias, sentando no chao, olhando elas carregarem... foi ridículo, mas isso me rendeu  Mais uma amiga Uruguaya: Maria, kkkkkkkk.... sempre hao males que vem para o bem.

Era entao, até Logo Rivera, aqui vou eu, Montevideo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário