quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rivera, Parte II

 UM ARADO NA CALÇADA

 O Dia se passou rápido a explorar ambos os lados da cidade,  uma conurbaçao binacional única no mundo, por permitir livre transito de mercadorias e pessoas... o Ideal de Bolivar, San Martin e Artigas a olhos vistos.

Recebi informaçoes sobre um tal de Moto Encontro a se realizar do lado Brasileiro, Santana do Livramento, e me tomei por um grande ímpeto em comparecer... afinal, o que seria melhor do que motos, Rock N Roll e festa ao ar livre ? E o melhor, eu nao tinha mìnima idéia de aonde era. Entao, recolhi o planfeto com a informaçao, de forma perspicaz, ao passar por uma consessionária de motos no caminho para a Polícia Fedral, pois tinha de tirar a limpo a informaçao sobre como adentrar e prosseguir em território Uruguayo... ( Sim, é um Excesso de informaçao, mas meus dias na Jornada estao sendo assim... correria ! =P ). Meus dias a seguir seriam assim, a pensar em tudo, ao mesmo tempo, e rapidamente. A Rave Rock´N Roll  Se desarolaria na Lagoa da Batuva, com direito a Shows de Rock e competiçao de manejos de moto... uma boa pedida para a fronteira...

Motoqueiros, por montarem cavalos de aço, parecem Herdeiros Naturais das tradiçoes Pampeanas.  Eu iria querer estar nesse evento de qualquer forma, em uma tal de "Lagoa da Batuva", onde eu nao tinha a mínima idéia de como chegar, nem onde era... Lá haveria um grande acampamento, e chegar sem moto seria algo de ousadia... mas para tudo na vida, a realizaçao só cobra a medida da vontade.

 Fotogravei fachadas antigas, do final do Século XIX e início do XX, Portas enormes, muita coisa que remontam ao western tanto Sul Quanto Norte americano... Western Sul-Americano ? É...

O Espírito Western está em lugares onde a lei e o respeito é imposto pela força e guiado pela moral. Geralmente explora momentos e locais onde o pioneirsimo, a vontade indômita e a ânsia de liberdade dao o tom. Lugares que foram no século XIX os Extremos do Mundo civilizado, pois a Terra e as naçoes como vemos hoje, ainda eram mapas a completar.

Sem demorar muito, encontrei meu tao desejado ponto panormico,  um desses que sempre procuro em toda a cidade, para tirar fotos em privilegiada elevaçao. Aqui em Santana-Rivera, se chamava "Cerro Del Marco". Meu Primeiro por do Sol dessa jornada foi ali. O sol se punha, Obviamente do Lado Uruguayo. O Lado Brasileiro, mostrava Quase toda a Santana, sob a luz da tarde.

Em termos de passeio e fotos, o primeiro dia já tinha compensado imensamente. Na hora de jantar, e eu queria a minha primeira refeiçao Uruguaya e de quebra testar a funcionalidade do meu cartao de Credito, previamente Habilitado via Internet. E graças a Deus, funcionava... o difícil, era pedir algo do lado Uruguayo... pois no mundo da gastronomia as linguas portuguesa e espanhola perdem todo pingo de afinidade que poderiam ter .. quis comer um tal Chivito (até agora nao sei de qual parte do gado é isso ! ), mas nao tinha... escolhi entao um Rinón, um grelhado que era simplesmente delicioso, com gosto de churrasco, do jeito q eu queria ! =P

A Garçonete do meu primeiro restaurante no estrangeiro, era uma menina gentil, mas seríssima, até por que ela era comprometida e respeitava muito seu par... ótimo sinal da educaçao das mulheres Urugayas.


 Entonces, era llegada la hora del la noche...

 Pero, mas  lo que pasa ? Um arado na Calçada ? =P e por q ele estaria ali ? A resposata óbvia, seria, para o povo fotografar kkkkkkkkkk  ! Lindo Contraste e alusao ao modo de vida rural, base da economia Rio Grandense e Uruguaya. Também de se notar a grande quanitdade de motos na Avenida Sarandi... entao, se eu resolver me tornar um Hell Angel, já sei onde me estabelecer.

 Segui, pela bela avenida que já havia conhecido durante o dia, e encontro uma bela festa de rua, com brinquedos montados para as crianças... no centro da praça, uma banda tocava,... minha falta de experiencia para tirar fotos noturnas nao me deixaram fazer grandes imagens... tentei entao comprar cerveja Uruguaya... um bom treino para usar pesos e minha conversao de cambio mental e foi relativamente simples, até porque, eles aceitavam reais mesmo. Bem, e mesmo se minha matemática fosse a pior do mundo, a taxa de Pesos para Real é de 10 para 1... entao, façam as malas, se sejam bem-vindos a Rivera !


No Retorno, a Melhor Surpresa: A um grupo que seriam meus primeiros amigos no Uruguay.


AMIGOS URUGUAYOS

A banda era Brasileira, uma grata surpresa, e tocava muitas músicas de pop Rock Nacional, surpresa mais grata ainda... na hora de tocar Raimundos, o povo vibrou... ou melhor, o povo masculino, por que o feminino, que pude ver, um grupo de belas meninas a minha esquerda protestou, pelo que eu perguntei, arriscando meu meu portunhol: Non te gusta los Raimundos ? Pero, a qual mujer los gusta... tem coisas, eu ia ver adiante, que nao mudam, idependente da nacionalidade... e eu já esperava por isso.

Qual fosse a resposta, a conversa e a diversao já havia começado. Era um grupo de Adolescentes, amigos na fase mais linda da vida, alheios da malevolencia que se adonou da cultura brasiliera, eram espontaneos e leais... trocamos muitas idéias, e ele tiveram muita paciencia com meu portunhol... mostraram interesse na minha história em fotografar os Andes, chegando lá By Bus.

Nesse Grupo, encontrei até uma pessoa, cujo olhar poderia dar sentido ao gesto que estou prestes a executar.
O Show Terminou, nos despedimos, e fomos pra nossas casas... com mails e facebooks trocados. O Uruguay seria assim, belo e amistoso o tempo inteiro.


Mais um dia. Sigo pela cidade desconhecida, fotografando o que posso, o que acho de raro, peculiar, diferente ou inusitado... sao muitas fachadas com arte de diversos estilos,  desde o Século XIX até a década de 1930, monumentos, alusoes históricas, veículos únicos, pessoas.

Encontrei alguns museus, eram pequenos, mas muito interessantes, especialmente em rivera. No lado brasileiro, a UFPEL organizava uma exposiçao de fotos, e advinha a surpresa, me tornei amigo do diretor da Exposiçao, o Sr. Dornelles, que exerceu a carrera de fotógravo em Santana do Livramento - Rivera, a 60 anos, histo é, desde 1950, quando a maior parte do que eu vejo hj era mato, e quase nao haviam veículos ali circulando.

Sua exposiçao me permitiu desfrutar de imagens antigas da cidade, muito antigas. Ele me contou de suas primeiras experiencias como fotógrafo, ainda no tempo em que a tecnologia era analógica e usava gel de nitrato de prata. Quanto filme e material teve de destruir para aprender a ser um bom fotógrafo, alguns dicas e truques de fotografia.
Volto pro meu quarto de Hotel, agradecido a Deus por poder morar, mesmo naqueles poucos 4 dias, em um apto com sacada, e vista priviliegiada... tenho que tomar um banho, e me despedir como puder dos poucos mas agradáveis amigos que fiz na fronteira.

Eis aí, uma bela palavra que nao mudou para hispanicos e lusitanos, nem na forma, nem no significado: amigo.

Saindo da festa, resolvo emendar, e treinar minhas passadas para o Trekking, buscando a distante lagoa da Batuva, no meio da Noite, para ver se eu ainda pegava algo do moto-encontro... Segui as orientaçoes que haviam me dado durante o dia, e segui pela estrada,a té encontrar um grande aviso para entar a esquerda... mas nao dava pra lugar nenhum, só praquelas vilas de chao batido com ruas muito estreitas, e aquela matinha de cachorros barulhentos, prontos pra te devorar, por qualquer motivo... voltei, pelo mesmo lugar e as pessoas me esclareceram que o responsável por colocar esse aviso, estava, como se diz na fronteira, borracho, ou seja, bebado, e por isso a placa despsita os viajantes que ainda nao conhecem o lugar. Enfim, venci todas as dificuldades, e nao foram tao poucas, peguei até carona com uma das motos que estavam no acampamento, e Cheguei à batuva ! =P

As Escuras... uma das piores indiadas ever... sim, com a noite fervendo em Rivera, ninguém se interessou no acampamento idílico, as margens do um belo lago... só eu pelo visto... entao, aproveitei a solidao, o céu estrelado, e descansei um pouco, vendo o reflexo do céu noturno sobre o lado, uma prévia da minha estadia solitária no aconcágua.

Foi inútil tentar registrar alguma imagem... o Telefone do Tiago deu fora de área, entao, considerei  o Passeio da Fronteira Terminado.

A LOGISTICA DE UMA VIAGEM EM SOLO

Você nao vai morrer se tiver na bagagem:
- Cartao de Crédito Habilitado Internacionalmente... dê preferência aos de mais larga aceitaçao, mas se insitir nos elitistas, tudo bem, saiba pelo menos antes, aonde vai poder usa-lo

- Grana em Bolos. Distribua nos diversos bolsos, a perda de um maço, nao desgraçará sua vida.

- Bússola. Sim, ela ajuda, mesmo em Cidades. Adquira da forma que puder os mapas do local, e com a ajuda da bússola, saberá se está subindo ou descendo uma rua, nao precisará fazer perguntas a todo instante, chamando atençao, especialmente se voce nao fala a língua local.

- As óbvias, Necessaire de Higiene, Eletronicos com carregadores, a Tao imprescindível máquina fotográfica ( Logo voce vai descobrir por que as pessoas investem tanto nessa parte, adquirindo verdadeiros canhoes)

- Opcionais com binóculos sao úteis, mas cuide o peso !

Pronto, pegue roupa de muda, e boa viagem, pra qualquer direçao... eu ainda carreguei material de camping completo, o que acabou me deixando com uma carga bem pesada... mas estou feliz de carrega-la... Bem Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário